Aeroporto de Paris-Orly – Wikipédia, a enciclopédia livre

Aéroport d'Orly
Aeroporto
Aeroporto de Paris-Orly
IATA: ORY - ICAO: LFPO
Características
Tipo Público
Administração Aéroports de Paris
Serve Paris, França
Inauguração 1916
Coordenadas 48° 43' 24" N 2° 22' 46" E
Altitude 88 m (289 ft)
Movimento de 2013
Passageiros 28,3 milhões passageiros
Aéreo 229 600 movimento aéreo
Website oficial Página oficial
Mapa
ORY está localizado em: França
ORY
Localização do aeroporto na França
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície
06/24
3 650  m (11 975 ft)


07/25
3 320  m (10 892 ft)


02/20
2 400  m (7 874 ft)
Notas
Partidas de voos
Chegadas de voos

O Aeroporto de Paris-Orly (em francês: Aéroport de Paris-Orly) (IATA: ORY, ICAO: LFPO) é um aeroporto localizado em Orly e parcialmente em Villeneuve-le-Roi, ao sul de Paris, França. E o 2° maior aeroporto de Paris, depois o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle. Ele serve como um hub para Corsairfly, Transavia, easyJet, TAP, French Bee, e os voos domésticos e para os territórios ultramarinos da Air France. A Sociedade administradora é Aéroports de Paris e está situado a 14 quilómetros ao sul de Paris.

Ele tem voos para cidades da Europa, Oriente Médio, África, Caribe, América do Norte e América do Sul. É o décimo aeroporto mais movimentado da Europa, com 229 600 pousos e descolagens em 2013.[1] Ele está dividido em dois terminais principais, oeste e sul, e tem três pistas. O aeroporto conta também com um terminal de carga.

Antes da construção do Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, Orly era o principal aeroporto de Paris. Mesmo com a mudança de maior tráfego internacional para o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, Orly continua a ser o mais movimentado aeroporto francês para o tráfego doméstico e o segundo mais movimentado aeroporto francês geral em termos de embarques de passageiros.

Acesso[editar | editar código-fonte]

Os passageiros podem ser alcançados até à área metropolitana de ônibus, trens, bondes elétricos e táxis. Um serviço de autocarro conecta o aeroporto à estação Pont de Rungis do trem Linha C do RER em 10 minutos (custo do bilhete € 2,50) e um serviço de transporte que liga o aeroporto à estação Antony da Linha B do RER em 8 minutos (custo do bilhete € 8,40).

Por sua vez, os ônibus expressos (Orlybus, Cars Air France line 1, Cars Air France line 3, Val d'Europe Airports Shuttle (VEA), 91.10 shuttle bus) ligam o aeroporto à área urbana e o bus público linha 183 vai do aeroporto até à estação Porte de Choisy. O serviço de taxi de/para o centro de Paris vai de 30 a 45 euros.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Ver a consulta original do Wikidata.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 28 de novembro de 2014. Arquivado do original em 29 de novembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto de Paris-Orly