Aeroporto de Palmas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Palmas
Aeroporto
Aeroporto Internacional de Palmas
Aeroporto de Palmas
IATA: PMW - ICAO: SBPJ
Características
Tipo Público
Administração CCR Aeroportos
Serve Região Metropolitana de Palmas
Localização Palmas, TO, Brasil
Inauguração 5 de outubro de 2001
Coordenadas 10° 17' 24" S 48° 21' 28" O
Altitude 236 m (774 ft)
Movimento de 2021
Passageiros 444 719 passageiros
Carga 1 631 427 kg
Aéreo 9 320 pousos/decolagens
Capacidade anual 2,100,000 passageiros
Website oficial Página oficial
Mapa
PMW está localizado em: Brasil
PMW
Localização do aeroporto no Brasil
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície

1

14 / 32
2 500  m (8 202 ft)
Notas
Dados do DECEA[1] e da Infraero[2]

O Aeroporto Internacional de Palmas (IATA: PMWICAO: SBPJ) é um aeroporto brasileiro no município de Palmas, em Tocantins. É o principal aeroporto do estado de Tocantins.Situa-se a 20 Km do Centro da capital. Atualmente, o aeroporto é o 4º maior da Região Norte do Brasil em movimentação.



Antigo Aeroporto de Palmas[editar | editar código-fonte]

Anteriormente à inauguração do aeroporto em 2001, a cidade de Palmas era servida pelo antigo Aeroporto de Palmas (IATA: PMW, ICAO: SWPJ), que funcionou em caráter provisório. Hoje a antiga pista de pousos e decolagem, é a atual Avenida LO–09 (e áreas adjacentes), entre os cruzamentos com as avenidas Teôtonio Segurado e NS–09. O antigo Terminal de Passageiros do antigo aeroporto tornou-se a Escola de Formação de Bombeiros (EFAB) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, situada na quadra 403 Sul (ARSO 41). Já os hangares do antigo aeroporto, se localizavam no que hoje são o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na quadra 403 Sul, e o prédio do Departamento de Manutenção do Sistema (DMS) da Celtins, na quadra 405 Sul (ARSO 42).

História[editar | editar código-fonte]

Inaugurado pela Infraero em 5 de outubro de 2001 - data do 13º aniversário do Estado do Tocantins - foi batizado com o nome de Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em homenagem à memória do heroico desbravador da região, que foi o pioneiro da aviação no Tocantins, ao inaugurar o Aeroporto de Porto Nacional em 1943. O Aeroporto de Palmas é o único aeroporto operado pela Infraero no Tocantins, além de também ser o único aeroporto do estado que possui voos operados pela LATAM Airlines Brasil, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Passaredo Linhas Aéreas que são as quatro maiores companhias aéreas do Brasil. O sítio aeroportuário do Aeroporto de Palmas possui 23.739.952.00m² de área, possibilitando novos investimentos e uma futura expansão da infraestrutura existente. Com uma arquitetura peculiar, o inovador terminal de passageiros do aeroporto dispõe de área total construída com 12.300m² e capacidade para 2,1 milhões passageiros/ano. O aeroporto ocupa um dos maiores sítios aeroportuários do Brasil e possui localização privilegiada.A pista de pouso e decolagem está pronta para receber aeronaves do porte de um Boeing 767 e Airbus A330. São três pistas de táxi aéreo e pátios de aviação geral para dar mais flexibilidade às operações. O aeroporto conta com completa infraestrutura que inclui torre de controle e instalações para o Grupamento de Navegação Aérea; seção Contra-Incêndio, com abrigo para viaturas, refeitório e salas de treinamento; terminal de cargas da TAM Cargo; dois terminais de combustíveis para abastecimento de aeronaves; portão com controle de acesso eletrônico, guaritas, estacionamento e edificações de proteção ao voo, além de um acesso viário de mais de 4 km que liga o aeroporto à Avenida Teotônio Segurado, que é uma das duas principais avenidas da capital tocantinense.

O aeroporto Internacional de Palmas fechou 2018 com quase de 673.708 mil passageiros transportados, o que equivale a um crescimento de 3% em relação ao ano anterior, uma das maiores médias de crescimento do País, graças ao aumento significativo de voos ao longo do ano. No momento o aeroporto opera 15 voos diários em média. Além deste aeroporto, também existem no entorno de Palmas outros dois aeródromos, sendo que um deles é o Sítio Flyer (Código ICAO: SIHJ), que fica localizado nas imediações da rodovia TO-010, numa estrada de terra próxima ao Itapema Clube, enquanto que o outro ainda não foi homologado pela ANAC[3], estando localizado no distrito portuense de Luzimangues, próximo à rodovia TO-080, entre a entrada leste para o núcleo-sede do Assentamento (ou PA) Capivara e a entrada para o Pátio Multimodal da Ferrovia Norte-Sul. Este último aeródromo foi construído em 2011, sendo o único que possui pista asfaltada, além do próprio Aeroporto de Palmas. Todos eles são administrados pela Associação Tocantinense de Aviação (ATA), estando dedicados apenas à aviação geral.

Complexo aeroportuário[editar | editar código-fonte]

Área de check-in, teve aumento de capacidade operacional antes com 12 balcões de e atualmente com 16 balções
Sítio aeroportuário
  • 23.750.333,23 m²
Pátio de aeronaves
  • 41.360 m²
Estacionamento de aeronaves
  • Aviação comercial: 07 posições
  • Aviação geral: 18 posições
Pista
  • dimensões (comprimento x largura): 2.500 metros x 45 metros
Pátios
  • Pátio aviação comercial: 02
  • Pátio aviação geral: 01
Pontes de embarque (Finger)
  • 03
Balcões de check-in
  • 16
Totens
  • 05 (02 Latam, 02 Gol e 01 Azul)
Terminal de passageiros
  • 12.331 m²
Capacidade/ano
  • 2,1 milhões de passageiros
Estacionamento de veículos
  • Capacidade: 257 veículos

Aeroshopping[editar | editar código-fonte]

O Aeroshopping é um projeto estratégico para a Infraero e para empreendedores. O projeto nasceu com o objetivo de fortalecer o varejo aeroportuário apostando no desenvolvimento de identidade visual, investimento na capacitação de recursos humanos, aprimoramento do mix comercial e da comunicação mercadológica.

Praça de alimentação - Aeroporto de Palmas

São 15 aeroportos administrados pela Infraero que adotam o conceito Aeroshopping: Palmas, Porto Alegre, Belém, Londrina, Joinville, Navegantes, Porto Velho, Salvador, Manaus, Campina Grande, Maceió, Recife, Petrolina, Uberlândia, Santos Dumont ,Cuiabá e Congonhas. Com praça de alimentação para 200 pessoas,terraço panorâmico, elevadores, espaço cultural, 25 lojas, juntos constituem o conceito de Aeroshopping, com o objetivo de dotar o aeroporto de Palmas e os principais aeroportos brasileiros de verdadeiros centros comerciais com marca e identidade próprias.

Jogos Mundiais Indígenas[editar | editar código-fonte]

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) elaborou ações que preveem o reforço de pessoal na área de segurança, operações e do Balcão de Informações, que vão orientar os viajantes, inclusive na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para o atendimento às pessoas com deficiência auditiva.

Os “amarelinhos”, funcionários identificados pelo colete amarelo que estampa a frase: “Posso Ajudar/May I Help You?”, estarão de prontidão no terminal para tirar dúvidas sobre horários de voos, portão de embarque e outros esclarecimentos.

A estimativa da organização do evento é receber um público superior a mais de dois mil atletas e chefes de Estado de 30 países. Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas. Do Brasil, cerca de 24 etnias devem participar da competição.

Para atender as operações de embarque e desembarque de chefes de Estado, a Infraero, em parceria com a Polícia Federal (PF), a Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), adotará medidas para receber os voos internacionais previstos especificamente para o período do evento.

Voos para o Nordeste[editar | editar código-fonte]

RECIFE O aeroporto Internacional Brigadeiro Lysias Rodrigues de Palmas começou a operar um novo voo para Recife a partir do dia 6 de julho de 2019. A companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que a operação será semanalmente, sempre aos sábados, podendo ser ampliada dependendo da demanda. A empresa disse que estuda operar em Araguaína, mas aguarda as adequações na infraestrutura do aeroporto.

No início De Palmas, os voos partirão às 10h45 com pouso estimado às 13h25 no Recife. No sentido inverso, a decolagem estará prevista para às 14h10 com chegada às 16h50 em Palmas. Os aviões têm TV ao vivo e capacidade para até 118 assentos. Atualmente houve aumento na frequências semanais de 01 para 03 voos, no qual há um "bate e volta" REC - PMW com aeronave pernoitando na capital tocantinense.

A companhia informou que a operação foi possível devido ao programa Prologístiva, do governo estadual, o qual reduziu a alíquota do imposto que incide sobre o querosene de aviação.

No Recife, clientes de Palmas terão conexões imediatas para Natal, Teresina, João Pessoa, Fernando de Noronha, Maceió e Fortaleza. A capital de Pernambuco é o principal centro de conexões da Azul no Nordeste do país, com cerca de 55 voos diários para 29 destinos diretos, incluindo as operações internacionais para Orlando, Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e Rosário e Córdoba, na Argentina. Já em Palmas, clientes que partirem do Recife poderão se conectar para Goiânia e futuramente para Araguaína.

SAVALDOR A Gol Linhas Aéreas informou nesta quarta-feira (16) que começa a operar na próxima sexta-feira (18) um voo direto entre Palmas e Salvador (BA). A rota terá quatro frequências semanais e será servida por uma aeronave modelo Boeing 737-800, com capacidade para até 186 passageiros. A Gol informou que apesar dos estados serem vizinhos, esta é a primeira ligação direta entre as duas capitais.[4]


Destino de voos[editar | editar código-fonte]

Voos partindo de Palmas
Município Aeroporto Cód IATA Região Rota de voo Empresa (nome)
Goiás Goiânia Aeroporto Santa Genoveva GYN Centro-Oeste Direto Azul Linhas Aéreas e Gol Linhas Aéreas[5]
Distrito Federal (Brasil) Brasília Aeroporto Internacional de Brasília BSB Centro-Oeste Direto Gol Linhas Aéreas e LATAM Brasil [6]
Pernambuco Recife Aeroporto Internacional de Recife REC Nordeste Direto Azul Linhas Aéreas
Bahia Salvador Aeroporto Internacional de Salvador [4] SSA Nordeste Direto (Sazonal) Gol Linhas Aéreas
São Paulo Guarulhos Aeroporto Internacional de Guarulhos GRU Sudeste Direto LATAM Brasil
São Paulo Campinas Aeroporto Internacional de Campinas VCP Sudeste Direto Azul Linhas Aéreas
Rio de Janeiro Rio de Janeiro Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão [5] GIG Sudeste Direto (Sazonal) Gol Linhas Aéreas


Concessão à iniciativa privada[editar | editar código-fonte]

A CCR Aeroportos, concessionária que arrematou o contrato do Aeroporto Internacional de Palmas para os próximos 30 anos, assumiu em abril de 2022, a gestão do terminal. Esta é a última etapa da transição entre a administração da estatal Infraero e a da empresa privada. O leilão deste contrato foi realizado no ano de 2021 em um bloco que tinha ainda outros cinco terminais. [7]

Órgãos públicos[editar | editar código-fonte]

Movimento[editar | editar código-fonte]

Ano Aeronaves Passageiros % Ranking Carga aérea Crescimento anual da Carga [%]
2003 9.641 122.346 - 6% -- 1.038.189
2004 9.887 170.514  39% -- 1.107.880 7%
2005 10.328 215.333  26% -- 1.224.587 11%
2006 13.320 228.320  6% -- 1.358.761 11,85%
2007 10.192 232.885  2% -- 1.496.309 10%
2008 12.104 259.362  11% -- 1.868.331 25%
2009 11.603 298.484  15% 42º 2.272.208 22%
2010 17.161 389.217  31% 40º 2.841.765 25%
2011 15.948 503.408  29,4% 37º 2.985.784 5,7%
2012 18.266 579.395  15,1%

35º

3.101.589 23%
2013 19.172 576.633 35% 33º 2.286.424 16%
2014 17.242 634.128 - 8,7% 32º 1.990.684 8,7%
2015 14.916 644.199 2,3% 34º 2.002.350 -
2016 12.219 617.703 -3,1% 32º 1.894.914 -
2017 12.631 654.397 5,93% 31º 2.257.503 -
2018 12.914 673.708 2,95% 32º 2.848.501
2019 - 595.149 -10,90% 39º -
2020 - 252.662 -57,55% 48º -
2021 - 436.318 72,69% 42º -

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Referências[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]