Aerocondor Colombia – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura extinta empresa portuguesa, veja Aerocondor.

Aerocondor
Aerovías Cóndor de Colombia S.A.

ICAO OD
Indicativo de chamada Aerocóndor
Fundada em 3 de fevereiro de 1955
Encerrou atividades em 16 de junho de 1980 (43 anos)
Principais centros
de operações
Destinos 28 (nacional e internacional)
Slogan La Línea Aérea de Colombia
Sede Barranquilla, Colombia

Aerovías Cóndor de Colombia S.A. ou Aerocondor Colombia, foi uma companhia aérea de capital privada na Colômbia. Foi fundada em Barranquilla onde manteve sua sede principal até o final.

Fundação[editar | editar código-fonte]

Em 3 de fevereiro de 1955, a Aerocondor foi fundada por seis ex-pilotos das companhias aéreas Lansa e Avianca. Os capitães Gustavo López, Juan B. Millon, Eduardo González, Luis Donado, Julio Flores e Enrique Hanaberghin reconhecido em conjunto a oportunidade de estabelecer uma nova companhia aérea a oferecer serviços de carga aérea em toda a República da Colômbia da cidade industrial de Barranquilla. As operações de voo começaram em agosto de 1955 com aeronaves Curtiss C-46 Commando,[1] e em 7 de Outubro de 1955, foram adicionados os primeiros voos de carga programados, que foram posteriormente complementados pelo Douglas DC-3. Com a expansão da companhia aérea nos primeiros anos da fundação, a maioria da frota de aeronaves foi reconfigurada para o tráfego de passageiros; o primeiro voo de passageiros ocorreu em 12 de janeiro de 1960. Na década de 1960, as aeronaves com motor a pistão Douglas DC-4, DC-6-B e Lockheed L-1649 Starliner foram adicionadas à frota. Essas aeronaves permitiram que a Aerocondor iniciasse, em 1963, o tráfego aéreo internacional entre Barranquilla e Miami.[2]

Conexões internacionais e era de turboélice[editar | editar código-fonte]

Lockheed L-188 Electra da Aerocondor em Aeroporto Internacional de Miami 1970

Em 1º de maio de 1969, a companhia aérea entrou na era do turboélice, quando colocou em funcionamento a várias aeronaves Lockheed L-188 Electra adquiridas da American Airlines.[3] Essas aeronaves substituíram gradualmente a frota de aeronaves clássicas de motor a pistão da companhia aérea no início da década de 1970. Em 1972, a companhia aérea adquiriu uma rara aeronave Canadair CC-106 Yukon exclusivamente para operações de carga aérea.

A era do jato[editar | editar código-fonte]

Boeing 720-023B de Aerocondor operando no Aeroporto Internacional de Miami em 1975

Em dezembro de 1972, a Aerocondor Colombia entrou na era do jato com a aquisição de um Boeing B720-023B da McCulloch International Airlines. Esta aeronave foi completada em 1974 por um segundo ex-McCulloch B720-023B. A introdução da aeronave B720-B modernizou a imagem da companhia aérea e impulsionou o potencial de expansão ainda maior. Isso permitiu que a companhia aérea configurasse voos para Aruba, Curaçao, Guatemala, Panamá, Porto Príncipe e Santo Domingo e, ao mesmo tempo, aumentasse a frequência de seus voos para Miami a partir das principais cidades da Colômbia, Bogotá e Medellín. A maioria desses serviços era direta, mas alguns voos também foram feitos através da ilha caribenha de San Andrés para vários destinos internacionais.[1]

Naquela época, a Aerocondor se tornou uma companhia aérea respeitada e foi considerada a segunda companhia aérea internacional na Colômbia. Ela também começou a competir internacionalmente com a companhia aérea nacional do país, a Avianca, para a preocupação da administração do tráfego aéreo e dos representantes políticos que queriam proteger os interesses da Avianca.

Em 1975, o Controle Financeiro da Aerocondors passou de seus fundadores para Jorge Barco Vargas, ex-presidente da Aeronáutica Civil e irmão de um ex-presidente da República. A expansão da Aerocondor continuou no início de 1976 e a companhia aérea adquiriu três aeronaves B707-123B anteriores da American Airlines. Uma dessas aeronaves (HK-1818) foi convertida em um mero cargueiro, uma das poucas conversões do tipo B707-120B. Essa aeronave em particular foi implantada quase exclusivamente entre Medellín e Miami para apoiar o lucrativo mercado de exportação de flores que ainda existe hoje entre a Colômbia e os Estados Unidos. No final dos anos 1970, a empresa também começou a dissolver sua frota de turboélice L-188 Electra. Duas dessas aeronaves foram vendidas para a VARIG Brazilian Airlines, enquanto as três restantes permaneceram com a companhia e foram convertidas em cargueiros.

Primeiro Airbus na América Latina[editar | editar código-fonte]

A300B4-2C da Aerocondor, 1978 no Aeroporto Internacional de São Francisco

O ano de 1977 foi um ano de orgulho para a Aerocondor Colombia quando a empresa entrou na era dos aviões de fuselagem larga com a aquisição do novíssimo Airbus A300B4 chamado "Ciudad de Barranquilla", nomeado em homenagem ao porto de origem da companhia aérea. Esta aeronave foi o primeiro jato de grande capacidade do tipo Airbus A300B, usado por uma companhia aérea latino-americana. O avião foi colocado em serviço em rotas altamente competitivas entre Miami e a Colômbia. Os planos para solicitar um segundo Airbus A300B em 1978 ficaram sem realização.

O declínio[editar | editar código-fonte]

Em 1979, a propriedade da Aerocondor foi novamente transferida para os irmãos Cotes e Calderon. Pouco tempo depois, a companhia aérea, já financeiramente sobrecarregada, passou por uma grave crise, uma situação que foi mais causada pelo mau controle e pela corrupção interna. O Airbus A300B foi finalmente devolvido aos seus locadores. Em maio de 1980, a empresa faliu e cessou suas operações.

Por um tempo, restou a esperança de que a Aerocondor Colombia pudesse reiniciar seus serviços, mas as negociações entre pilotos, administradores de insolvência e o governo colombiano não poderiam garantir nenhuma ajuda e levar ao renascimento da empresa. A frota aérea com as aeronaves clássicas B707-120 e B720-B e o turboélice Electra L-188 permaneceram no solo e foram excluídas do registro de aeronaves colombianas. Finalmente, a maioria das aeronaves restantes foram exploradas.

Em 16 de junho de 1985, a empresa Aerocondor Colombia foi liquidada. Anos depois, a falência da Aerocondor ainda é um dos mais longos processos de insolvência de uma empresa na Colômbia.

Frota[editar | editar código-fonte]

Aeronaves usadas ao longo dos anos foram:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b R.E.G. Davies: Airlines of Latin America since 1919. Putnam Aeronautical Books, London 1997, ISBN 0-85177-889-5, página 250. (em inglês)
  2. R.E.G. Davies: Airlines of Latin America since 1919. Putnam Aeronautical Books, London 1997, ISBN 0-85177-889-5, página 248. (em inglês)
  3. R.E.G. Davies: Airlines of Latin America since 1919. Putnam Aeronautical Books, London 1997, ISBN 0-85177-889-5, página 251. (em inglês)