Adolphus Washington Greely – Wikipédia, a enciclopédia livre

Adolphus Washington Greely
Adolphus Washington Greely
Nascimento 27 de março de 1844
Newburyport
Morte 20 de outubro de 1935 (91 anos)
Washington, D.C.
Sepultamento Cemitério Nacional de Arlington
Cidadania Estados Unidos
Progenitores
  • Frances Dunn Cobb
Filho(a)(s) Rose Greely
Ocupação explorador, oficial de marinha, escritor, explorador polar
Prêmios
  • Medalha de Honra
  • Medalha do Fundador (Thomas Holdich, For having so considerably added to our knowledge of the shores of the Polar Sea and the interior of Grinnell Land, 54, Joseph Thomson, 1886)
  • Medalha Charles P. Daly (1922)
Empregador(a) Exército dos Estados Unidos
Assinatura

Adolphus Washington Greely (1844-1935) é um militar norte-americano e explorador do Ártico, nascido em Newburyport, Massachussets, em 27 de março de 1844.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Soldado voluntário, alcançou a patente de major durante a Guerra Civil Norte-americana.

Em 1881, foi nomeado comandante de uma expedição para estabelecer postos de observação meteorológica e magnética na região polar. Ele aportou na baía Lady Franklin, no Ártico, e construiu o Forte Conger. Em 1882, parte do grupo de Greely alcançou os 83° 24’ de latitude norte e 42° 45’ de longitude oeste, o ponto mais distante ao norte atingido até então.

Outros exploraram o interior da ilha de Ellesmere e alcançaram a costa oeste da ilha no Fiorde Greely, assim denominado em homenagem ao comandante da expedição. Os navios que iam ao encontro desse grupo não conseguiram alcançá-los em 1882 e 1883.

O grupo de Greely deixou o Forte Conger em 9 de agosto de 1883 e prosseguiu de barco na direção sul. O gelo obrigou os homens a abandonarem a embarcação e buscar refúgio na ilha Bedford Pim, onde sofreram terríveis agruras. Somente 7 dos 25 homens haviam sobrevivido quando um navio de resgate chegou, em 1884.

Como general de brigada, de 1887 a 1906, Greely desenvolveu os sistemas de telégrafo de Porto Rico, Cuba, Alasca e das Ilhas Filipinas e administrou a United States Weather Bureau.

Logo depois da promoção a major-general, Greely dirigiu as medidas de salvamento durante o terremoto e incêndio de São Francisco, em 1906, e subjugou um levante dos índios utes.

Entre seus livros estão Handbook of Polar Exploration (1906 – Manual de Exploração Polar), True Tales of Arctic Heroism (1912 – Contos Reais de Heroísmo no Ártico), Handbook of Alaska (1925 - Manual do Alasca), Reminiscences of Travel and Adventure (1927 – Reminiscências de Viagem e Aventura) e Polar Regions of the Twentieth Century (1928 - Regiões Polares do Século Vinte).

Greely morreu em Washington, em 20 de outubro de 1935.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Adolphus Washington Greely
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.