Academia de Belas Artes de Brera – Wikipédia, a enciclopédia livre

Academia de Belas Artes de Brera
Accademia di Belle Arti di Brera
Academia de Belas Artes de Brera
Fundação 1776 (248 anos)
Tipo de instituição Universidade pública estatal
Faculdades Academia de Belas Artes
Localização Milão, Itália
Presidente Livia Pomodoro[1]
Diretor(a) Giovanni Iovane
Vice-diretor(a) Maria Cristina Galli
Roberto Favaro
Total de estudantes 4 681 (2017)[2]
Campus Urbano
Página oficial accademiadibrera.milano.it

A Academia de Belas Artes de Brera (em italiano: Accademia di Belle Arti di Brera), também conhecida como Academia de Brera (Accademia di Brera), é uma academia de belas artes pública terciária administrada pelo estado em Milão, Itália. Ela compartilha sua história e seu edifício principal com a Pinacoteca di Brera, o principal museu público de arte de Milão.

História[editar | editar código-fonte]

A academia foi fundada em 1776 por Maria Teresa da Áustria com o objetivo de "subtrair o ensino das artes plásticas dos artesãos e artistas privados, para o sujeitar à vigilância e ao julgamento público".[3] No típico estilo iluminista, o projeto da imperatriz previa a criação de um centro cultural gravitando em torno do Palazzo di Brera do século XVII (que se tornou propriedade pública em 1773) incluindo, além da Academia, instalações com outras instituições culturais e científicas — o Instituto Lombardo Accademia di Scienze e Lettere, o Observatório Astronômico de Brera, o Jardim Botânico de Brera, a Scuole Palatine para filosofia e direito, o Gymnasium, laboratórios de física e química, a Biblioteca Nazionale Braidense, a sociedade agrícola e, a partir de 1806, a Pinacoteca di Brera ou galeria de arte.[4][5] Estes foram alojados no Palazzo di Brera, que foi construído por volta de 1615 com projetos de Francesco Maria Richini, e até a supressão dos jesuítas em 1773 havia sido um colégio jesuíta.

Referências

  1. «Organi di Governo | Accademia di Brera». www.accademiadibrera.milano.it. Consultado em 25 de agosto de 2020 
  2. «I numeri dell'Accademia di Brera» (PDF). web.archive.org. Academia de Brera. Consultado em 25 de agosto de 2020. Arquivado do original (PDF) em 17 de dezembro de 2018 
  3. «Brescia Musei - 900 Mai Visto. Fuori dal quadro». www.bresciamusei.com. Consultado em 25 de agosto de 2020 
  4. Giovanna Cassese (2013). Accademie: Patrimoni di Belle Arti (em italiano). Roma: Gangemi Editore. p. 249. ISBN 9788849276718.
  5. «Pinacoteca di Brera». pinacotecabrera.org (em italiano). Consultado em 25 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com Academia de Belas Artes de Brera no Wikimedia Commons

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.