Abadia de Jumièges – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ruínas da abadia de Jumièges
Abadia de Jumièges
Abadia de Jumièges, conforme pintada por John Sell Cotman em 1818

A Abadia de Jumièges foi um mosteiro beneditino situado na comuna de Jumièges, no departamento de Seine-Maritime, na Normandia, França.

História[editar | editar código-fonte]

Em 654, a abadia foi fundada em uma doação de terras florestais pertencentes ao fisco real, oferecida por Clóvis II e sua rainha, Batilda, ao nobre franco Filiberto,[1] que havia sido companheiro dos santos Ouen e Wandrille na corte merovíngia de Dagoberto I. Philibert se tornou o primeiro abade, e a generosidade de Batilda acrescentou "muitos presentes e pastagens do fisco real"[2] mas ele foi mais tarde obrigado a deixar Jumièges por ciúme de certos inimigos, e passou um período de exílio de Nêustria na corte de Bispo Ansoald de Poitiers;[3] depois disso, ele fundou mosteiros em Pavilly, Montivilliers e Noirmoutier,[4] onde morreu por volta de 685. Entre os inspirados por seu exemplo estava o monge irlandês Sidonius, que fundou o mosteiro de Saint-Saëns. Sob o segundo abade, São Achard, Jumièges prosperou e logo contava com quase mil monges.

A partir de 788, Carlos Magno manteve Tassilão III, o recentemente destronado Duque Agilolfing da Baviera e um de seus filhos (e, portanto, um possível vingador e sucessor do perigo), Teodo, preso na abadia.

No século IX foi pilhada e totalmente queimada pelos vikings, mas foi reconstruída em uma escala maior por William Longespee, duque da Normandia (m. 942).[5] Uma nova igreja foi consagrada em 1067 na presença de Guilherme, o Conquistador.

Gozando do patrocínio dos duques da Normandia, a abadia tornou-se um grande centro de religião e aprendizagem, suas escolas produzindo, entre muitos outros estudiosos, o historiador nacional Guilherme de Jumièges. Alcançou o apogeu de sua fama por volta do século XI e foi considerada um modelo para todos os mosteiros da província. Era conhecida principalmente por sua caridade para com os pobres, sendo popularmente chamada de "Jumièges l'Aumônier".

A igreja foi ampliada em 1256 e novamente restaurada em 1573. Os abades de Jumièges participaram de todos os grandes negócios da Igreja e do Estado. Um deles, Roberto Champart, tornou-se arcebispo de Canterbury em 1051, depois de ser bispo de Londres. Muitos outros se tornaram bispos na França, e alguns também foram elevados à dignidade de cardeal.

A sorte da abadia sofreu um pouco com a invasão inglesa do século XV, mas recuperou e manteve sua prosperidade e posição elevada até que toda a província foi devastada pelos huguenotes e pelas guerras religiosas. Em 1649, durante a abadia de Francisco III, Jumièges foi assumida pela Congregação de São Mauro, sob a qual parte de sua antiga grandeza foi ressuscitada.

A Revolução Francesa, no entanto, terminou sua existência como um mosteiro, deixando apenas ruínas impressionantes. Estes incluem a igreja, com suas belas torres gêmeas e fachada oeste, e partes dos claustros e biblioteca, cujo conteúdo foi transferido para Ruão quando a abadia foi dissolvida. No meio do antigo claustro, existe ainda o teixo com 500 anos. Uma galeria do claustro foi comprada por Lord Stuart de Rothesay para reconstruí-la no Castelo de Highcliffe perto de Bournemouth, Dorset.[6]

O romancista francês Roger Martin du Gard, vencedor do Prêmio Nobel, dedicou sua dissertação a um estudo arqueológico das ruínas.[7]

Referências

  1. Vita Filiberti, ch. 6, noted in Paul Fouracre, Richard A. Gerberding, Late Merovingian France: Vita Domnae Bathildis, ch. 8.
  2. Vita Domnae Balthildis, ch. 8.
  3. Friedrich Prinz, Frühes Mönchtum in Frankreich, 131f, noted in Fouracre and Gerberding.
  4. Vita Filiberti.
  5. R. Allen Brown, The Normans and the Norman Conquest, (The Boydell Press, 1994), 21.
  6. Harris, John (2007). Moving Rooms: The Trade in Architectural Salvages. Yale University Press. New Haven: [s.n.] pp. 60–63. ISBN 9780300124200 
  7. Martin du Gard, Roger L'Abbaye de Jumièges (Seine-Inférieure): étude archéologique des ruines Montdidier: Impr. administrative et commerciale Grou-Randenez, 1909.