Étienne Cabet – Wikipédia, a enciclopédia livre

Étienne Cabet
Étienne Cabet
Nome completo Étienne Cabet
Conhecido(a) por fundador do movimento icariano
Nascimento 1 de janeiro de 1788
Dijon, Côte-d'Or, França
Morte 9 de novembro de 1856 (68 anos)
St. Louis, Missouri, Estados Unidos
Nacionalidade francês

Étienne Cabet (Dijon, 1 de janeiro de 1788St. Louis, 9 de novembro de 1856) foi um filósofo e socialista utópico francês fundador do movimento icariano e um dos socialistas mais populares de sua época. Cabet publicou o livro Viagem à Icária em 1839, no qual ele propunha substituir a produção capitalista por cooperativas de trabalhadores. Problemas recorrentes com autoridades francesas o levaram a emigrar para os Estados Unidos em 1848. Cabet fundou comunidades utópicas no Texas e no Illinois mas foi novamente prejudicado devido aos desentendimentos frequentes com seus seguidores.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cabet nasceu em Dijon, filho mais novo de Claude Cabet e Françoise Berthier. Ele foi educado como advogado.[1] Cabet se casou com Delphine Lasage em Londres durante seu exílio na Inglaterra e teve um filho.[2][3]

Carreira[editar | editar código-fonte]

França[editar | editar código-fonte]

Étienne Cabet nasceu em 1788, um ano antes da Queda da Bastilha. Durante os primeiros anos de sua vida ele foi um típico jacobino radical da geração pós-revolucionária. Em 1820, em Dijon, tornou-se dirigente de uma organização revolucionária conspiratória francesa, a "Carbonari". Na Revolução de 1830 ele era membro do Comitê de Insurreição, Luís Filipe I o nomeou como Advogado Geral da Córsega, mas foi demitido por seus ataques ao governo em seu livro "Histoire de la révolution de 1830", e em seu jornal "Le Populaire".[4] Depois, retornou a Dijon e foi eleito deputado,[5] quando foi acusado de traição sendo condenado a cinco anos de exílio.[1] Ele foi para Bruxelas, de onde foi expulso em 1834, quando emigrou para a Inglaterra e se tornou discípulo de Robert Owen.

Em 1839, foi beneficiado por uma anistia e voltou à França, onde em 1840 publicou uma obra sobre a Revolução Francesa.

Também em 1840, publicou "Viagem à Icária", uma versão moderna da Utopia de Thomas More, aperfeiçoada pelas teorias econômicas de Robert Owen. A obra criticava a ordem social da época e propunha a criação de uma comunidade agrária modelo, que seria o ponto de partida para a transformação do mundo. Este livro foi muito popular entre os operários e artesãos parisienses.

Em tal comunidade a propriedade dos bens de produção seria comunal e prevaleceria a regra de ouro enunciada por Jesus: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo; não faças aos outros o mal que não quer que outros façam para você; faça aos outros o bem que você deseja para si mesmo". Além da propriedade comunal dos meios de produção, Cabet defendia uma estrita regulamentação do consumo e da vida intelectual da população.

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Em 1848, alguns seguidores de Cabet tentaram instalar uma comunidade no Texas, mas as terras eram inadequadas e o grupo tinha poucas pessoas com conhecimento de técnicas agrícolas e a comunidade logo se dissolveu. Então, eles adquiriram propriedades de mórmons que estavam se retirando de Nauvoo (Illinois), devido a perseguições. Em 1856, uma nova comunidade é instalada em Saint Louis (Missouri). Também surgiram, comunidades semelhantes em Iowa e na Califórnia que chegaram a durar quase 50 anos. Tais comunidade foram gradualmente perdendo o caráter original.

Nessas comunidades, as refeições eram coletivas, as pessoas viviam em pequenos cômodos e as crianças eram separadas dos pais aos quatro anos e para viver em casas educacionais, onde recebiam visitas dos pais aos domingos. Não se tratava de uma comunidade religiosas, mas os adeptos se se reuniam para discutir a moralidade cristã e os ensinamentos de Cabet. Homens e mulheres tinham direitos a voz nas assembleias. Anualmente, eles elegiam um presidente e quatro ministros encarregados das finanças, agricultura, indústria, educação. Os aspirantes ao ingresso eram submetidos a um período de prova de quatro meses antes de tornaram-se membros mediante aceitação pelo voto da maioria dos homens e por meio do pagamento de oitenta dólares. Outras fontes de renda foram arrecadados por Cabet em Paris e seus direitos autorais[6] [7] [8].

Morte[editar | editar código-fonte]

Cabet sofreu um derrame em novembro de 1856, logo após mudar-se para o Missouri com seu último grupo de seguidores, falecendo em seguida.[9] Ele foi enterrado no cemitério Old Picker, mas seus restos mortais foram movidos para o cemitério New Saint Marcus em Affton devido à construção de um colégio de ensino médio no local do antigo Old Picker. Sua nova lápide foi financiada pela embaixada da França.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Soland, Randall (2017). Utopian communities of Illinois : heaven on the prairie. Charleston: History Press. p. 57. ISBN 9781439661666 
  2. a b «Etienne Cabet (1788-1856) – Memorial Find a Grave». pt.findagrave.com. Consultado em 15 de julho de 2020 
  3. Registros de nascimento do Ancestry.com; o filho pode ter sido Gentilly Cabet, que casou com Eugene Dagousset em Paris em 1891 de acordo com outros dados do site.
  4. «Cabet, Étienne». 1911 Encyclopædia Britannica. Volume 4 
  5. «Cabet, Etienne». The New International Encyclopædia 
  6. Cabet, Etienne, acesso em 25 de janeiro de 2016.
  7. ICARIA, em inglês, acesso em 25 de janeiro de 2015.
  8. Étienne Cabet, em espanhol, acesso em 25 de janeiro de 2016.
  9. Registros de morte do site Ancestry.com do estado do Missouri na semana de 10 de novembro de 1856, p. 122