Ángel Luis Bienvenida – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ángel Luis Bienvenida
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Biografia
Nascimento
Morte
Período de atividade
até
Apelido
dandi
Pseudónimo
Bienvenida
Cidadania
Atividade
Família
Pai
Manuel Mejías Rapela Bienvenida (d)
Irmãos
Pepe Bienvenida (d)
Outras informações
Alternativo

Ángel Luis Bienvenida (Sevilha, 2 de Agosto de 1924Madrid, 3 de Fevereiro de 2007) foi um toureiro espanhol.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ángel Luis nasceu em Sevilha, como membro de uma gloriosa dinastia ligada ao toureio, fundada por seu pai, Manuel Mejías "El Papa Negro". A família Bienvenida é uma das mais importantes da história do toureio, tendo sido representada nas arenas por sete dos seus membros, em três gerações. Angel era conhecido como "El inglés", dada a sua elegância dentro e fora das arenas.

Começou a dar os primeiros passos no toureio aos 7 anos de idade. A sua carreira de novilheiro, que viria a ser recheada de êxitos, designadamente em Madrid, teve início em Cuenca, no dia 27 de Agosto de 1939, data em que alternou com Angelete.

A sua estreia com picadores foi em 13 de Abril de 1941, em Valladolid, mas só em 25 de Julho de 1943 tomou a alternativa em Madrid, dada pelos seus irmãos Pepe e António, com touros de Arturo Sanchez Cobaleda.

Em 1947 decidiu retirar-se do toureio, mas 10 anos mais tarde tem a oportunidade de dividir o cartel com o seu irmão António.

Em 1975 recebeu a má notícia de de que o seu irmão e amigo António havia sofrido um acidente enquanto toureava uma vaca no campo, que lhe causaria a morte.

Em 1984, em San Sebastián de los Reyes, mata o seu último touro, à porta fechada, com um grupo de familiares e amigos.

Faleceu aos 82 anos de idade, vítima de doença prolongada. Sobrevive-lhe a esposa Carmen e os seus filhos Rafael, Miguel, Carmencita, Álvaro e Luis. Da família directa de "El Papa Negro" só sobrevive Carmen Pilar, a única mulher de sete irmãos — Manolo, Pepote, Antonio, Rafael, Ángel Luis e Juanito. Todos eles foram toureiros, cinco deles matadores de touros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]