Álvaro de Castro Meneses – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados de Álvaro de Castro, veja Álvaro de Castro (desambiguação).
Álvaro de Castro Meneses
Álvaro de Castro Meneses
Álvaro de Castro Menezes (colecção de Luís Mendes Brum).
Nascimento 9 de fevereiro de 1876
Angra do Heroísmo
Morte 5 de julho de 1967
Angra do Heroísmo
Cidadania Portugal, Reino de Portugal
Alma mater
Ocupação professor do ensino secundário
Álvaro de Castro Menezes (colecção de Luís Mendes Brum).

Álvaro de Castro Meneses (Angra do Heroísmo, 9 de Fevereiro de 1876Angra do Heroísmo, 5 de Julho de 1967) foi um professor português, leccionou na Academia Portuense de Belas Artes e depois foi professor e presidente do conselho escolar da Escola Industrial e Comercial de Angra do Heroísmo. Foi presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo de 1914 a 1917.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Angra do Heroísmo a 9 de Fevereiro de 1876, filho do negociante César Augusto de Castro Coelho nascido em São João de Areias, Santa Comba Dão, falecido no Funchal a 7 de Abril de 1881 com tuberculose, e de sua esposa D. Leonor Hermínia de Mendonça e Menezes, nascida em Salvador da Bahia, Brasil, em 1842 e falecida em Angra do Heroísmo a 28 de Janeiro de 1939.

Era neto materno de Joaquim António de Mendonça e Menezes, nascido na Praia da Vitória a 7 de Dezembro de 1811 e falecido na freguesia da Sé, Angra do Heroísmo a 21 de Setembro de 1888 e que emigrou para o Brasil onde fez fortuna com o negócio do açúcar. Era vice-cônsul do Brasil e fidalgo de cota de armas, por carta de brasão de 29 de Março de 1854. Era cônjuge de D. Inês Joaquina de São José Alves Mateus, nascida na Bahia e falecida em Angra do Heroísmo em 14 de Fevereiro de 1895.

Em 1899 concluiu com distinção o curso de desenho histórico na Academia das Belas Artes do Porto, continuando nos cursos de pintura e escultura, que interrompeu para ocupar o lugar de professor dessa escola, onde teve a seu cargo as cadeiras de ornamentação e modelação, para que foi nomeado ao 29 de Julho de 1899.

Foi professor e presidente do conselho escolar da Escola Industrial e Comercial de Angra do Heroísmo onde teve o pintor António Dacosta como discípulo.

Casou em Santa Bárbara a 11 de Fevereiro de 1904 com D. Mariana de Lemos da Silva Mendes mas não houve descendência.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Alfredo Luís Campos, Memória da Visita Régia à Ilha Terceira, Imprensa Municipal, Angra do Heroísmo, 1903.
  2. António Ornelas Mendes e Jorge Forjaz, Genealogias da Ilha Terceira, Dislivro Histórica, Angra do Heroísmo, 2007.