África Austral – Wikipédia, a enciclopédia livre

África Austral.
  África Austral (Subregião da ONU e União Aduaneira da África Austral)
  região geográfica, inclui a anterior

A África Austral, também chamada de África Meridional, é a parte sul de África, banhada pelo Oceano Índico na sua costa oriental e pelo Atlântico na costa ocidental. Normalmente considera-se a África Austral formada pelos seguintes países:

Estes países e ainda a República Democrática do Congo, a Tanzânia e as Seychelles (que são geralmente considerados parte da África Oriental) formam a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (ou SADC, do seu nome em inglês, “Southern Africa Development Community”). A maioria destes países são ainda membros da COMESA (“Common Market of Eastern and Southern Africa”).

Para o Departamento de Estatística da ONU, apenas a África do Sul e seus vizinhos imediatos são incluídos nesta sub-região (com sombreado escuro no mapa).[1] Considerando esta última definição, a África Austral é uma região unipolar, com a África do Sul como primeira potência regional, mesmo que as altas taxas de crescimento da Angola já estão colocando em questão esta afirmação.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Subdivisões dos continentes para fins estatísticos usada pela ONU acesso em 20 de junho de 2009
  2. [1] acesso em 21 de dezembro de 2016
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.